Maeemfoco entrevista;
- Allyne Andrade, Jornalista, mãe full time
- 29 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

O Cardiologista do Instituto de Cardiologia do ES, Dr. Eliudem Galvão Lima, fala em entrevista cedida ao maeemfoco, no último dia 26/04/2017, sobre cuidados e prevenção da hipertensão em mulheres, já que hoje, são consideradas as que mais apresentam diagnóstico de pressão arterial alta. Mulheres com 25,5% contra 20,7% dos homens.

1-maeemfoco - Apesar de se "cuidarem" mais, por que as mulheres são as que mais têm apresentado a hipertensão nos dias de hoje?
Dr. Eliudem- A prevalência global de Hipertensão entre homens e mulheres é semelhante. Um fator que pode influenciar para maiores níveis de pressão arterial nas mulheres, são as mudanças no estilo de vida, principalmente o estresse psicossocial.
2-maeemfoco- Há estudos que mostram a influência negativa dos contraceptivos no organismo e na pressão arterial da mulher. Ele realmente pode ser um dos fatores que pode favorecer o aumento da pressão arterial?
Dr. Eliudem- Sim, normalmente os riscos cardiovasculares associados ao seu uso são maiores.
3-maeemfoco- Os transtornos de ansiedade também pode estar relacionados com o aparecimento da doença, já que as mulheres estão entre o gênero que mais apresentam ansiedade, síndrome do pânico, depressão?
Dr. Eliuedem- Sim, fatores psicossociais, econômicos, educacionais e o estresse emocional participam do desenvolvimento e manutenção da hipertensão arterial.
4-maeemfoco - A partir de que idade, o senhor recomendaria as mulheres a se preocupar com a pressão? Quais os sintomas, já que se trata de uma doença silenciosa?
Dr. Eliudem- Como a prevalência acima de 18 anos chega a atingir 20% da população, quanto mais cedo melhor. A doença via de regra é assintomática e a prevalência aumenta com a idade.
5- maeemfoco- Como é feito o diagnóstico?
Dr. Eliudem- O diagnóstico é feito principalmente através da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) que mede a pressão em intervalos determinados por 24 horas.
6- maeemfoco- Quais são os tratamentos? E como se prevenir?
Dr. Eliudem - O tratamento pode ser com medicamentos ou sem medicamentos, depende dos fatores de risco do paciente e dos níveis de pressão arterial.
Veja o gráfico:

Fonte:https://www.google.com.br/search?q=hipertensão+EM+MULHERES&source=
http://www.brasil.gov.br/saude/2011/04/hipertensao-arterial-atinge-23-3-dos-brasileiros-e-a-maioria-e-mulher
Comentarios