top of page

Especialista fala sobre prevenção e cuidados com as doenças respiratórias da nova estação.

  • Allyne Andrade, jornalista
  • 26 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura


Com a entrada da nova estação ficamos mais suscetíveis as doenças da época, as ites da vida, que costumam tirar o sono de muita gente, seja de adultos ou crianças.

Pensando em buscar mais informações a respeito das doenças respiratórias, típicas nesta fase do ano, o maeemfoco entrevistou a Médica especialista em otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Mirella Tabschi Vallorini, para nos orientar melhor sobre prevenção e cuidados que devemos ter nesta época do ano.


1- maeemfoco - Com a chegada do outono as doenças respiratórias são mais frequentes, por quê?


Dra. Mirella Tabachi - No outono a temperatura do ambiente diminui, há pouca umidade atmosférica e, consequentemente, maior nível de poluição no ar. Além disso, as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados e próximas e isso facilita transmissão das doenças pelo ar, principalmente as causadas por vírus respiratórios.

2 - maeemfoco - Quais são as doenças respiratórias que mais aparecem no consultório nesta época do ano?


Dra. Mirella Tabachi - No outono há um aumento no atendimento de: resfriado (transmitido por vários tipos de vírus, principalmente rinovírus), gripe ( transmitida pelo vírus Influenzae, caracterizada por quadro mais intenso e febre alta), rinite (viral, irritativa, alérgica, entre outras), sinusite, laringite, asma, bronquite, pneumonia e bronquiolite (vírus sincicial respiratório).



3 - maeemfoco - Quem sofre mais nesta época? Crianças, adultos ou idosos?


Dra. Mirella Tabachi - Apesar de que nesse período qualquer faixa etária possa ser mais acometida pelas doenças respiratórias, os grupos que tem mais chances de desenvolver complicações são: crianças, idosos, portadores de doenças crônicas, diabéticos, pacientes com insuficiência renal, gestantes, profissionais da saúde e pessoas HIV positivo. E isso ocorre pois a infecções virais promovem alterações inflamatórias que alteram os esquemas de defesa das vias aéreas e deixam o organismo com mais predisposição ao desenvolvimento de complicações bacterianas do quadro.

4 - maeemfoco - Quais os cuidados que as pessoas devem ter para se prevenir das doenças infecciosas?


Dra. Mirella Tabachi - Deve-se evitar aglomerações em lugares fechados e mal ventilados, evitar mudanças bruscas de temperatura, o contato com a fumaça do cigarro e animais dentro de casa, e realizar sempre que possível a limpeza das mãos com água e sabão ou álcool. A vacina contra a gripe previne formas mais graves da doença e diminui necessidade de internação pela doença causada pelo Influenza vírus. A vacinação tem de ser anual, uma vez que o influenza sofre pequenas mutações todos os anos.


5 - maeemfoco - Quem é Alérgico, por exemplo, que tem rinite, tem mais chances de desenvolver algum tipo das doenças desta época do ano?


Dra. Mirella Tabachi - Sim!


6 - maeemfoco - Qual o tratamento e cuidados mais adequados para estas pessoas que são alérgicas?


Dra. Mirella Tabachi - Em pessoas com doença crônica(asma, rinite, sinusite), a melhor maneira de prevenção do agravamento neste período é a continuidade do uso rotineiro das medicações de controle de crises, além dos modos de prevenção já citados, e evitar contato com pessoas sabidamente doentes.​

Fonte: Google imagens

コメント


  Quem sou?

Me chamo Allyne Andrade, tenho 40 anos, casada há 19 anos, mãe da Letícia, 18 anos e do Gabriel, 7 anos. Sou também: mulher, esposa, amiga, jornalista de formação e atualmente, por opção, profissional do lar Full time. 

Neste,

espaço Iremos trocar experiências, falar de saúde, beleza, educação, receitas, atualidades e muito mais.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Links que sigo.
    • Facebook - Black Circle
    • Instagram - Black Circle
    bottom of page