top of page

7 de abril; Dia Mundial da Saúde de 2017 é dedicado ao Mal do Século: A Depressão.

  • Allyne Andrade, jornalista, mãe fulltime
  • 7 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

No mundo, 322 milhões de pessoas apresentamo quadro


Quando pensamos em saúde, lembramos logo em estar em dia com os nossos exames de rotina; sangue, cardiológico, ginecológico dentre outros, não é mesmo? Mas esquecemos de um outro lado muito importante que envolve a saúde que é o nosso bem-estar, e isso inclui nossa mente.


Já ouviram naquela frase que diz assim; "Mente sã, corpo São." Pois é, um é o complemento do outro e para isso precisamos estar em perfeita conexão com o todo. Devemos nos preocupar não só com a prevenção mas também com a qualidade de vida.


Mas infelizmente, não é bem assim que tem acontecido com a maioria das pessoas nos dias atuais. Nos últimos tempos temos vivido momentos de muita tensão, de muita baixo estima, de ansiedades. Tempos corridos, acelerados, necessidade de ganhar mais e mais para se ter algo que nem sabemos o quê, as perdas, a pressão, falta de dinheiro, o desemprego, corrupção, e por aí vai. Tudo isso tem deixado a população cada dia mais doente com uma doença grave que é a depressão, considerada pelos pesquisadores, médicos como o mal do século.


De acordo com a Dra. Renata Vargens, psiquiatra da Casa de Saúde Saint Roman, as mulheres e as pessoas separadas que vivem sozinhas, com baixo nível socioeconômico e escolar, desempregados e morando em zonas urbanas, jovens e adultos com mais de 60 anos são os que mais correm risco de desenvolver o transtorno.


Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, acontece 800.000 suicídios em todo mundo. Isso significa que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio em algum lugar no mundo. São dados assustadores não?

Entre 2005 e 2015 cerca de 18,4% das pessoas no planeta já convivem com a doença e 11,5 milhões de brasileiros sofrem com a depressão. Hoje é a doença que mais incapacita as pessoas para a vida social.

Pensando neste difícil cenário em que vivemos, a OMS, irá dedicar o dia Mundial da Saúde a depressão. O objetivo da campanha é conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional com relação a doença. Mostrar que a depressão têm cura, desde que tratada adequadamente. A intenção do evento é dar incentivo e dicas para se ter uma vida mais leve, incluindo atividade física, meditação, lazer, e alimentação saudável. O evento irá contar com uma equipe de profissionais da área de saúde como, psiquiatras, psicólogos, educadores físicos, nutricionistas.


Fonte:

http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2017/04/06/oms-dedica-dia-mundial-da-saude-deste-ano-a-depressao/

Comments


  Quem sou?

Me chamo Allyne Andrade, tenho 40 anos, casada há 19 anos, mãe da Letícia, 18 anos e do Gabriel, 7 anos. Sou também: mulher, esposa, amiga, jornalista de formação e atualmente, por opção, profissional do lar Full time. 

Neste,

espaço Iremos trocar experiências, falar de saúde, beleza, educação, receitas, atualidades e muito mais.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Links que sigo.
    • Facebook - Black Circle
    • Instagram - Black Circle
    bottom of page