top of page

Mulheres que usam anticoncepcional são mais propensas a desenvolver depressão.

  • aquiAllyne Andrade, jornalista
  • 3 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura


Não é de hoje que se discute os malefícios que os anticoncepcionais vem trazendo para saúde das mulheres. Além dos efeitos colaterais mais conhecidos como a temida trombose, mau humor, náuseas, vômitos, manchas na pele, câncer de cólon e de mama, agora existe a depressão.




É o que mostra uma pesquisa feita pela Universidade de Copenhaguen, na Dinamarca, e foi publicada no Journal of the American Medical Association, JAMA, Psychiatry.


Esse Estudo têm sido feito por mais de 13 anos acompanhando mais de um milhão de mulheres e meninas dinamarquesas entre 15 e 34 anos. Neste estudo, os pesquisadores viram que a pílula combinada apresenta 23% do risco de mulheres desenvolverem a doença e tomar antidepressivos. Os contraceptivos com base só de progestógeno aumenta um pouco mais o risco do uso das medicações em 34%. O dispositivo intra-uterino (DIU) aumenta o risco em 40%, contraceptivo adesivo o risco sobe para 100%, e os anéis vaginais aumentam o risco em 60%.

No geral, eles concluíram que as mulheres que tomam pílula têm mais chances de desenvolver depressão do que as que não usam o medicamento.


O que mais chamou a atenção dos pesquisadores, foram as adolescentes entre 15 e 19 anos, que se enquadram no grupo de maior risco de desenvolver a doença, com 80% de chance de tomarem antidepressivos. “Mudanças no humor têm sido um grande motivo para mulheres deixarem de tomar as pílulas”, disse um dos autores do estudo, Dr. Ovjind Lidegaard, em comunicado da universidade.


Mesmo com todos estes anos de pesquisa, os pesquisadores disseram que ainda faltam dados mais específicos para afirmar se realmente a pílula é realmente a causa da doença. Mas as observações feitas durante o estudo mostram que existe uma ligação muito forte entre os dois.


Eu particularmente posso deixar minha experiência com relação aos contraceptivos. Normalmente não me dou com quase nenhum, já troquei várias vezes de remédio, e os efeitos colaterais são muitos: sangramento, náusea, dor de cabeça, mau humor, ansiedade e depressão. Percebo nitidamente que ao usar a pílula fico muito mais irritada, depressiva. Minha TPM aumenta ao invés de diminuir. E não adianta os ginecologistas dizerem que quem toma anticoncepcional não tem TPM; tem sim! Eu sou prova viva disso.


Outro dia, procurei minha gineco pra conversar sobre o assunto, ela disse que não acreditava nesta hipótese, que o anticoncepcional tenha causado a depressão, ansiedade em mim. E que não havia dados científicos que comprovassem este efeito colateral.

Talvez como diz a pesquisa, o contraceptivo não tenha sido a causa da minha ansiedade, mas que potencializou, potencializou. Disso tenho certeza!


Eu estou de acordo com a pesquisa e acredito que eles vão chegar a conclusão de que os anticoncepcionais são de fato uma bomba relógio para as mulheres. Temos que ficar sempre alerta, nossa saúde é quem está em jogo.

Fonte:http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/10/pilula-anticoncepcional-pode-aumentar-risco-de-depressao.html

Comments


  Quem sou?

Me chamo Allyne Andrade, tenho 40 anos, casada há 19 anos, mãe da Letícia, 18 anos e do Gabriel, 7 anos. Sou também: mulher, esposa, amiga, jornalista de formação e atualmente, por opção, profissional do lar Full time. 

Neste,

espaço Iremos trocar experiências, falar de saúde, beleza, educação, receitas, atualidades e muito mais.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Links que sigo.
    • Facebook - Black Circle
    • Instagram - Black Circle
    bottom of page