TPM - Como Lidar Com ELA
- Allyne Andrade, jornalista, mãe
- 23 de mar. de 2017
- 3 min de leitura

Todo mês a mesma coisa, aquela irritação, ansiedade, dor de cabeça, seios doloridos, vontade de chorar, ora de comer doces, chocolates, vontade de sumir, um monte de sentimentos e sensações que não sabemos da onde vem, e se alguém por acaso te chamar de bonito você é capaz de dar um voador na pessoa sem pestanejar. Isso tudo Parece loucura não é?
Segundo dados do Ministério da Saúde, é assim que 70% das mulheres brasileiras reagem aos 10 dias que antecedem o ciclo menstrual todo mês. Esse comportamento totalmente descompensado tem nome, se chama TPM, Tensão Pré Menstrual.
Mas por que isso acontece com a maioria das mulheres? Simples! Somos hormônio puro, durante todo mês sofremos com as oscilações hormonais, ou seja, a cada dia do mês a mulher tem uma concentração de hormônios sexuais diferente da do dia anterior e diferente da do dia seguinte. O impacto que isso provoca no humor feminino também oscila de um dia para o outro. Assim que termina a menstruação, tem início a produção de estrógeno, que atinge seu pico ao redor do 14º dia do ciclo e começa a cair, daí então começa a aumentar a produção de progesterona. O nível desses dois hormônios, porém, praticamente chega a zero durante a menstruação. Isso explica tudo.
Durante esta pequisa descobri que existem vários tipos de TPM, e nem todas as mulheres apresentam os mesmos sintomas, são elas:
TPM A
A TPM tipo A está relacionada com a ansiedade. A queda do hormônio estrogênio faz com que a queda do estrogênio aumente a liberação de adrenalina e cortisol o que contribui para o estresse. Os principais sintomas são:
Ansiedade
Tensão
Dificuldade para dormir
Irritabilidade
Alterações de humor
Desatenção e distração
TPM C
A TPM tipo C está relacionada a compulsão alimentar. Ela recebe a classificação C porque vem do inglês craving, que significa desejo. Esse tipo de TPM procura alimentos ricos em açúcar e/ou gordura, porque ativam áreas do cérebro dando sensação de prazer.
Os sintomas que se encaixam na TPM C são:
Compulsão por doces, chocolates ou salgados
Dores de cabeça
TPM D

A tensão pré-menstrual do tipo D está relacionada com os sintomas depressivos. Essas sensações são causadas pela baixa da serotonina o que dá alterações no comportamento da mulher devido as alterações hormonais. Os sintomas desse tipo de TPM são:
Raiva sem motivo aparente
Sentimentos perturbadores
Pouca concentração
Lapsos de memória
Baixa autoestima
Sentimentos violentos
TPM H
A TPM tipo H está relacionada à palavra "hidratação", a retenção de líquidos e suas consequências. Sintomas:
Ganho de peso (por conta da retenção de líquido)
Inchaço abdominal
Sensibilidade e inchaço nas mamas
Inchaço nas mãos, pernas, e pés
TPM O
A TPM tipo O apresentam sintomas menos comuns, referente a “outros” sintomas. Entre eles estão:
Alteração nos hábitos intestinais
Aumento da frequência urinar
Fogachos ou sudorese fria
Dores generalizadas, incluindo cólicas
Náuseas
Acne
Reações alérgicas
Cientes do que se trata este distúrbio, podemos ver que não é fácil lidar com todos esses sintomas ou pelo menos alguns deles. As pessoas que convivem com mulheres com este quadro, também sofrem quando não entendem o porque destes comportamentos muitas vezes irracionais. Na verdade nem a gente se aguenta.

Eu mesma sofro de TPM crônica, mais conhecida com TDPM, Tensão disfórica pré menstrual, sinto praticamente quase todos os sintomas descritos acima. Faço tratamento com psiquiatra e ginecologista para amenizar as crises. Eu fico muito irritada, agressiva, sem paciência, mau humor terrível, insônia, as vezes tristeza, depressiva, dores de cabeça e nas mamas dentre outros sintomas. Enfim, fico insuportável. Meu marido, minha filha, meus pais e meu irmão já sofreram muito com isso. Hoje, meu marido já entende quando estou no processo, consegue identificar. Até chegou a baixar um aplicativo que avisa quando estou chegando no período crítico hormonal. Quando estou de TPM, ele procura não bater de frente comigo, fica na dele, porque se não já sabe que a coisa não vai prestar. É briga na certa. Jesus.

Verônica Dantas, assistente administrativa
" Fico muito nervosa, irritada com tudo, sem paciência, sou capaz de matar um. Na verdade nem eu me aguento. Atualmente faço tratamento com ginecologista pra ver se dá uma melhorada, mas tô achando que não está adiantando muito não."
Diva Salles, administradora de empresas;
"Sinto umas coisas estranhas quando estou na TPM, vontade de comer chocolate, doces, uma coisa. kkkk"

Letícia Fraga, universitária
" Me sinto chata, de saco cheio, triste, fico inchada, e tenho muita vontade de comer chocolate."

Eliane Ramos, economista;
" Eu quando estou de TPM fico muito chata, insuportável, as vezes depressiva, com vontade de chorar."
Comments