top of page

Pesquisa mostra que obesidade infantil é maior durante as férias escolares: Veja porquê?

  • Allyne Andrade, Jornalista, mãe integral
  • 13 de mar. de 2017
  • 2 min de leitura



As férias chegaram, nada melhor do que poder fazer e comer tudo que a gente quiser. É hora de passear com a família, descansar, comer guloseimas, aproveitar. Filho, vai uma batatinha frita aí? Um Sunday? Um churrasquinho? Um churros com tudo que tem direito..... OBA!!!


Tudo sem limites. Afinal, relaxa, é férias gente! Férias pode tudo! Não é? Não é bem assim não, infelizmente.


Pois é pessoal, segundo um novo estudo publicado no Obesity Journal, nossas crianças estão voltando da tão esperada férias de verão mais gordinhas. Os pesquisadores estudaram mais de 18.000 crianças, em creches, com cerca de dois anos, e descobriram que a obesidade aumentou apenas durante as duas férias de verão e não durante o ano escolar. Os resultados do estudo foram apresentados durante o simpósio Obesity Week, conferência anual da Sociedade de Obesidade, entre 31 de outubro e 4 de novembro de 2016.


"Os educadores há muito tempo já se preocupavam com as férias de verão quanto à perda do hábito de estudo. Agora, sabemos que o recesso também tem sido um tempo de ganho de peso excessivo para os alunos mais jovens. Os resultados do estudo levantam questões para pais e gestores de políticas públicas sobre como ajudar as crianças a adotar comportamentos saudáveis ​​durante as longas férias de verão para impedir o ganho de peso. Os resultados também sugerem que não podemos reverter a epidemia de obesidade se nos concentrarmos apenas no que as crianças estão fazendo e comendo enquanto estão na escola", afirma o pediatra e homeopata Moises Chencinski.


O estudo mostra que entre o início do jardim de infância e o final da 2ª série, a obesidade aumentou de 8,9% para 11,5% entre as crianças, e o excesso de peso (sobrepeso) aumentou de 23,3% para 28,7%. Nenhum aumento de peso ocorreu durante o ano escolar; tudo isso aconteceu durante as férias de verão.


Os pesquisadores mostram que agora que existem dados sólidos que as férias de verão são um período propício para o ganho de peso potencial em crianças pequenas, o próximo passo é trabalhar em conjunto com pais e escolas para moldar os comportamentos fora do horário letivo.


Como os pais não conseguem resolver este problema sozinhos, os pesquisadores orientam as escolas e os pais a criarem uma forma de mudar os hábitos das crianças, desenvolvendo programas para melhorar a qualidade da alimentação escolar e de casa, além de estimular a atividade física durante todo o ano letivo e também dar continuidade à prática de esportes nas férias, mesmo que sejam brincadeiras ao ar livre, como por exemplo: queimada, pular corda, jogar futebol dentre outras.


"Esperamos que essas descobertas unam os esforços dos pais, educadores, defensores da saúde pública e funcionários para garantir que o verão não coloque por água abaixo os esforços feitos durante o ano letivo para não apenas ensinar as crianças a comerem bem, mas para mantê-las saudáveis", diz o pediatra.

Fonte:http://guiadobebe.uol.com.br/obesidade-infantil-aumenta-nas-ferias-de-verao/


Comments


  Quem sou?

Me chamo Allyne Andrade, tenho 40 anos, casada há 19 anos, mãe da Letícia, 18 anos e do Gabriel, 7 anos. Sou também: mulher, esposa, amiga, jornalista de formação e atualmente, por opção, profissional do lar Full time. 

Neste,

espaço Iremos trocar experiências, falar de saúde, beleza, educação, receitas, atualidades e muito mais.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Links que sigo.
    • Facebook - Black Circle
    • Instagram - Black Circle
    bottom of page