Meu filho agora vai para o ensino fundamental 1: Como prepará-lo nesta transição.
- Allyne Andrade, jornalista, mãe integral
- 28 de fev. de 2017
- 2 min de leitura


O processo de mudança da educação infantil para o ensino fundamental é motivo de muita expectativa para as crianças. Assim foi o que aconteceu com meu filho, Gabriel de 7 anos, e acredito que com a maioria dos seus amiguinhos ao deixar a alfabetização, e passar para o 2º ano do ensino fundamental 1.
Para ele, Gabriel, a ansiedade era grande, mal tinha entrado de férias e já queria voltar à escola, iniciar o ano letivo que tinha acabado de terminar. A curiosidade dele era o novo: conhecer a nova professora, saber como seria a nova série e a "temida" prova que faria parte da vida escolar a partir de agora. Foram as férias inteira com ansiedade e perguntas sobre a prova.
Nesta fase, a participação dos pais é muito importante, saber tranquilizar a criança para o novo é fundamental, pois se trata de um momento muito relevante na vida da criança. E, é no ambiente familiar onde as crianças adquirem segurança e aprendem a se adaptar às diferentes circunstâncias da vida.
Segundo a psicopedagoga Rosana Ziemniak, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Magister, de São Paulo, as dicas para ajudar nossas crianças nesta etapa é:
- Passar segurança aos filhos, fazer ele compreender esta fase da vida de forma segura;
- Não colocar dúvidas e nem criar expectativas na cabeça de criança ao dizer que agora as coisas serão mais difíceis, que ela terá provas e notas;
- Mostrar que a próxima série é um passo adiante em sua vida, mas que ela tem toda a capacidade para se sair bem;
Portanto, minhas queridas mães e companheiras que estão nesta fase da vida, vamos colocar em prática os conselhos da psicopedagoga para ajudar nossas crianças. No final do ano colocarei no blog como foi nossa experiência nesta transição. Prometo!
Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br
Commentaires